V (álbum de Legião Urbana)

05:06

V é o quinto álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1991.
O álbum reflete duas situações: a crise econômica causada pelo então Plano Collor e a dependência química de Renato. Em 1991, o cantor descobriu ser portador do vírus da AIDS, assim como Cazuza, que foi homenageado por Russo no disco anterior com a canção Feedback Song For a Dying Friend. Porém, ao contrário do ex-vocalista do Barão Vermelho, Renato nunca assumiu em público a doença.
Suas canções são marcadas por influências sombrias e medievais: a primeira faixa, Love Song, é uma cantiga de amor em português arcaico, composta no século XIII por Nuno Fernandes Torneol. O clima soturno prossegue pela canção Metal Contra as Nuvens, dividida em quatro partes, com 11 minutos e 28 segundos (sendo assim a música de duração mais longa da banda); e pelo instrumental A Ordem dos Templários, que inclui a peça Douce Dame Jolie, de Guillaume de Machaut, do século XIV.
A dependência química é retratada na canção A Montanha Mágica. A crise econômica da época, por sua vez, serviu de temática para O Teatro dos Vampiros, um dos principais sucessos do disco (que teve a introdução adaptada da peça Canon de Johann Pachelbel).
Em contraponto ao clima sombrio das primeiras faixas de V, se destacam canções mais alegres, como Sereníssima, L'Âge D'or (a mais pesada) e O Mundo Anda Tão Complicado (onde Renato versa sobre o cotidiano); e românticas, como Vento no Litoral (mais tarde regravada por Cássia Eller). O disco termina com Come Share My Life, uma canção tradicional do folclore estadunidense.
Em comparação ao anterior, As Quatro Estações, teve uma vendagem bem inferior , com 700 mil cópias (pouco menos da metade do disco anterior). Sua turnê foi a mais curta da banda, iniciada em Julho de 1992 e interrompida em fins de Setembro do mesmo ano, devido à situação insustentável das crises alcoólicas de Russo.
Faixas
  • Todas as canções escritas pelos componentes da banda,todas as letras de Renato Russo,exceto onde estiver indicado.
  1. "Love Song" (Letra: Nuno Fernandes Torneol, século XIII / Música: Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá) – 1:18
  2. "Metal Contra as Nuvens" – 11:28
  3. "A Ordem dos Templários" – 4:26
  4. "A Montanha Mágica" – 7:48
  5. "O Teatro dos Vampiros" – 3:37
  6. "Sereníssima" – 4:01
  7. "Vento no Litoral" – 6:06
  8. "O Mundo Anda Tão Complicado" – 3:45
  9. "L'âge D'or" – 5:06
  10. "Come Share My Life" (Música tradicional do folclore estadunidense
                                       

                                                                                     DEMONSTRAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x